Sistema Endócrino

O SISTEMA ENDÓCRINO

O sistema endócrino tem por função principal o controle do metabolismo geral do organismo, sendo constituído por glândulas que não possuem dutos e por isso mesmo lançam seus produtos diretamente na corrente sanguínea. Essas substâncias que as glândulas endócrinas produzem são genericamente denominadas hormônios.

Os hormônios apresentam efeitos predominantemente estimulantes e, como são lançados diretamente na corrente sanguínea, espalham-se por todo o corpo, muito embora tenham sempre um endereço certo, isto é, só atue, cada um, num determinado órgão ou tecido específico do organismo.

Os principais órgãos do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireóide, as paratireóides, os testículos e os ovários. Durante a gravidez, a placenta também atua como uma glândula endócrina além de suas outras funções. O hipotálamo secreta vários hormônios que estimulam a hipófise: alguns desencadeiam a liberação de hormônios hipofisários e outros a suprimem. Algumas vezes, a hipófise é denominada glândula mestra por controlar muitas funções de outras glândulas endócrinas. Alguns hormônios hipofisários produzem efeitos diretos, enquanto outros simplesmente controlam a velocidade com que outros órgãos endócrinos secretam seus hormônios.

 

 

 

Fonte:https://www.comunidadeespirita.com.br/esponline/passe%20sistema%20endocrino.htm    e    portalsaofrancisco.com.br

Gian luca e Gabriel Zafani

Crie o seu site grátis Webnode