Sistema Nervoso

 

Função do Sistema Nervoso

O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.

A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.

As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação em cadeia.

No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

Os dentritos são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.

O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.

Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dentritos e o axônio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares

Além dos neurônios, o sistema nervoso apresenta-se constituído pelas células glia, ou células gliais, cuja função é dar sustentação aos neurônios e auxiliar o seu funcionamento. As células da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encéfalo (situado no crânio e formado pelos seguintes órgãos: cérebro, cerebelo, ponte ou protuberância e bulbo). Há diversos tipos de células gliais. Os astrócitos, por exemplo, dispõem-se ao longo dos capilares sanguíneos do encéfalo, controlando a passagem de substâncias do sangue para as células do sistema nervoso. Os oligodendrócitos e as células de Schwann enrolam-se sobre os axônios de certos neurônios, formando envoltórios isolantes.

 https://blognervoso.bebeblog.com.br/2078/Funcionamento-do-sistema-nervoso/

https://www.webciencia.com/11_29nervoso.htm

 

 

Felipe Miyaji Bilha

 

O sistema nervoso é responsável por perceber e identificar o ambiente, a unidade estrutural do sistema nervos é o neurônio (longo e ramificado), que o homem dispõe de certo número que é organizado em circuito, cujas linhas são determinadas pela característica da espécie.

O sistema nervoso é dividido em central e periférico. O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo (do grego en, dentro + céfalo, cabeça) divide-se em três estruturas:

O encéfalo posterior é formado pelo bulbo raquidiano (pequeno órgão situado na cavidade occipital e liga a medula espinhal à protuberância. Comanda funções vitais como ritmo cardíaco, respiração e pressão arterial) e pelo cerebelo (órgão situado atrás do tronco cerebral, ele é formado por dois lobos laterais, as suas principais funções são controle do equilíbrio e do tônus muscular da postura, controle automático da motricidade voluntária e a coordenação de movimentos).

O encéfalo anterior é formado pelo tálamo (formado por uma substância cinzenta e está situado na zona central do cérebro), pelo hipotálamo (formado por um pequeno grupo de núcleos situados sob o tálamo e em ligação com a hipófise, desempenham um papel fundamental no controle da temperatura do corpo, sede, fome, circulação sanguínea e funcionamento do sistema endócrino) e pelo sistema límbico (formado pelo hipocampo, septo, amídala e bolbo olfativo, é importante na emoção, motivação e comportamento agressivo).

O encéfalo médio é formado pelo sistema ativador reticular (estende-se por todo o tronco cerebral, desde o bulbo raquidiano ao tálamo, e é formado por uma fina rede de nervos cuja função é despertar as diversas áreas do cérebro).  

               

                Fonte: https://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/sistema_nervoso.htm

 

                Ighor Inácio Aragão

Crie o seu site grátis Webnode