Cogumelo
São muitas as drogas extraídas da natureza, principalmente das plantas, o cogumelo é um dos mais conhecidos.
Estas plantas foram encontradas pelos nossos ancestrais que, ao sentirem os efeitos mentais das mesmas, passaram a considerá-las como "plantas divinas", ou seja, que faziam com que as pessoas que as ingerisse, recebesse mensagens espirituais.
Assim, até nos dias de hoje, em culturas indígenas de vários países, o uso destas plantas alucinógenas possui significado religioso.
O cogumelo é um dos alucinógenos naturais mais conhecidos e, infelizmente, muito usado por jovens, que procuram o fungo para ter "viagens", que podem não ter volta.
Com novas tecnologias, várias substâncias foram sintetizadas em laboratório e, assim, além dos alucinógenos naturais, atualmente têm importância também os alucinógenos sintéticos, dos quais o LSD-25 é o mais representativo.
O uso de cogumelos tornou-se famoso no México, onde, desde antes de Cristo, já era utilizado por esse povo. Desta forma, hoje sabe-se que o "cogumelo sagrado" é usado por alguns pajés.
Ele recebe o nome científico Psylocybe mexicana e dele pode ser extraído substância de poderosa ação alucinógena, a psilocibina.
Gabriel Gimenez e Isabella Preti Pedroso.