Sistema Nervoso
Alzheimer
Esta doença se desenvolve por volta dos cinqüenta anos e é reconhecida pela destruição intelectual profunda, deixando a pessoa desorientada, e vai perdendo progressivamente a memória, e fica um tanto quanto impossibilitada de aprender e de falar.
A expectativa de vida de pessoas que desenvolvem a doença é de cinco à dez anos , apesar de que atualmente muitos vivem cerca de quinze anos ou mais.
Com o Alzheimer alterações nos diversos grupos de neurônios do córtex-cerebral e é uma doença hereditária. Não há nada que se possa fazer para evitar a doença, apenas um tratamento médico, psicológico intensivo e com a ajuda da família é possível retardar a doença.
Fonte: https://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_trab/doencassistnervoso.htm
Feito por: Isabella Preti Pedroso, 8ºA
Sistema Nervoso- Epilepsia
A epilepsia é uma desordem cerebral no Sistema Nervoso Central, na qual o paciênte pode sofres várias e estranhas emoções, comportamentos, convulsões e anomalias. Podendo ser comparada a uma descarga elétrica, ocorrendo num grupo de neurônios.
Os sinais e sintomas de uma crise epiléptica refletem, portanto, a ativação da parte do cérebro afetada por esta atividade excessiva. Pode ser afetada apenas uma parte do cérebro ou toda extensão dos dois hemisférios cerebrais (crise generalizada).
Para ser diagnosticado a epilepsia as medidas são :
- História clínica com descrição da crise;
- Antecedentes pessoais (neurológicos e psiquiátricos);
- Antecedentes familiares;
- Exame clínico;
- Exame neurológico;
- Exames complementares, como:
- Eletroencefalograma (EEG);
- Tomografia computadorizada (TC);
- Ressonância magnética (RM);
- Exame de líquor
A epilepsia é causada por resultado de malformações congênitas, infecções, tumores, doenças vasculares degenerativas ou traumas.
Quando a Epilepsia é agnosticada , requer tratamentos médicos e portanto mantes o tratamento durantes anos.
Em torno de 80% das pessoas diagnosticadas com epilepsia os ataques epiléticos podem ser controlados com medicamentos modernos e técnicas cirúrgicas.
Fonte:https://www.copacabanarunners.net/epilepsia.html
https://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=454
Feito por : Giovanna Pontes 8º A